Depois de comprar o seu Kwid elétrico muitas perguntas irão surgir com o seu uso, principalmente relacionado a bateria de tração e sua carga. Vamos abordar algumas boas práticas sugeridas por montadoras e informações de sites estrangeiros.
As informações a seguir são baseadas em pesquisas simplificadas, sua veracidade pode variar. Caso você queira colaborar basta enviar um e-mail ou usar o nosso grupo.
Dicas para preservar a bateria de tração
1. Evite cargas completas e descargas totais frequentemente
- O ideal: manter a carga entre 20% e 80% no uso diário.
- Cargas até 100% são ok de vez em quando (viagens longas, por exemplo), mas evite deixar o carro muito tempo totalmente carregado.
2. Carregamento lento é melhor para a saúde da bateria
- Priorize carregadores AC (lentos ou domésticos) sempre que possível.
- Use carregamento rápido (DC) só quando necessário, como em viagens.
3. Evite exposição prolongada a temperaturas extremas
- Calor excessivo acelera a degradação da bateria.
- Se possível, estacione em local coberto ou com sombra.
- NCM(Níquel-Cobalto-Manganês) é sensível ao calor, e altas temperaturas aceleram essa degradação.
4. Use o carro regularmente
- Longos períodos parado, especialmente com bateria cheia ou muito descarregada, prejudicam a química das células.
- Se for deixar parado por semanas, mantenha entre 40% e 60% de carga e, se possível, plugado em um carregador com controle inteligente.
5. Atualizações de software
- Fique de olho nas atualizações do fabricante. Às vezes, vêm otimizações no gerenciamento térmico e na carga da bateria.
6. Evite carregar com adaptadores incompatíveis
- Use carregadores e cabos homologados. Adaptadores improvisados podem danificar o sistema elétrico ou causar sobrecarga.
- Carregadores desgastados, com conectores amassados ou enferrujados podem provocar danos permanentes evite cargas fora de casa. O mal contato pode causar um aumento de temperatura muito alto.
- Utilize um bom limpa contatos para limpar os seus conectores – inclusive os da rua antes de abastecer.
Cada vez que você deixa o carro carregado muito tempo sem uso é como se a energia acumulada ficasse fritando os compostos internos da bateria com os elétrons, acelerando o processo de degradação.
O valor atual da bateria do Kwid E Tech está em R$104.000,00. Primeiro semestre de 2025.
Dados técnicos
Característica | Detalhes |
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Tipo de bateria | Íons de lítio (Li-ion) |
Capacidade útil | 26,8 kWh (energia disponível para uso) |
Capacidade bruta | ~27,4 kWh (capacidade total, incluindo reserva para segurança) |
Tensão nominal | Aproximadamente 240 V |
Composição dos módulos | Vários módulos conectados em série (com células prismáticas) |
Peso aproximado | Cerca de 200 kg |
Sistema de refrigeração | Passiva (ar natural) – sem refrigeração líquida |
Autonomia WLTP | – Urbano: até 295 km – Combinado: cerca de 230 km |
Vida útil estimada | 8 anos ou 120.000 km (garantia da fabricante) |
Localização no veículo | Sob o piso do carro (entre os eixos dianteiro e traseiro) |
Tipo de carregamento | Tempo estimado | Potência máxima suportada |
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Tomada doméstica | 13 horas (0 a 100%) | ~2,3 kW (AC) |
Wallbox (AC – 7,4 kW) | 4h30min (0 a 100%) | 7,4 kW (AC) |
Carga rápida (DC) | ~56 minutos (0 a 80%) | 30 kW (DC) |
🛡️ Gerenciamento e segurança
- Sistema BMS (Battery Management System) monitora:
- Temperatura
- Tensão de cada célula
- Corrente e estado de carga (SoC)
- Proteções contra sobrecarga, descarga excessiva e curtos